quinta-feira, 13 de maio de 2010

17.2 – Identifique e explique as teorias que procuram integrar os pólos.

Os autores que se enquadram no pólo inato, são autores que postulam a existência de diferentes tipos de características inatas básicas que explicariam grande parte dos nossos comportamentos. Por exemplo, Freud afirma a existência de duas pulsões inatas, a pulsão de vida ou eros e a pulsão da morte ou thanatos. As pulsões da vida visam a auto prevenção do individuo e as pulsões sexuais; as pulsões da morte estariam na base dos comportamentos agressivos, por exemplo. Estas duas pulsões contraditórias, explicariam muitos dos nossos comportamentos. Um outro autor que enfatiza a componente inata do comportamento é Konrad Lorenz, que considera que o comportamento animal é instintivo, estando as suas condutas predeterminadas no sistema nervoso. Na maior parte das espécies animais existe um conjunto de comportamentos estereotipados, que não variam e que são característicos da espécie, que são os instintos. Arnold Gesell é outro autor que enfatiza este pólo, afirmando a existência de uma predisposição natural para o organismo se desenvolver. Os comportamentos sucedem-se numa ordem determinada inalterável, obedecendo a um programa genético. Desenvolvimento e maturação estão predeterminados, o que justifica a afirmação de que as diferenças entre os indivíduos se devem a diferenças inatas. Esta perspectiva de desenvolvimento – abordagem maturacionista – considera irrelevante a influência do meio ambiente. Changeux defende que todo o comportamento humano se pode explicar a partit dos circuitos nervosos. No pólo adquirido , um dos mais destacados autores que defendem esta concepção é Watson, ele considera que todo o comportamento humano é constituído pelo conjunto de respostas aprendidas a determinados estímulos. Na explicação do comportamento considera irrelevante a influência da hereditariedade: nós somos o que o meio nos permite ser. Assim, também o nosso desenvolvimento dependia apenas da existência ou não de condições favoráveis. Skinner adopta uma posição em que também faz prevalecer a influência do meio da aprendizagem: o reforço assegura a repetição de um comportamento. Bandura desenvolveu a aprendizagem social onde se vê na observação e na imitação de modelos sociais a origem de muitos dos comportamentos humanos: aprendizagem por modelagem. As teorias focalizadas no adquirido, no meio e na educação negam a existência de factores biológicos, genéticos que possam contribuir para o compreensão das características e comportamentos manifestados pelos seres humanos. Piaget procurou integrar os elementos da dicotomia. Piaget valoriza quer os factores maturativos quer os factores socioculturais. Piaget defende uma posição que não é nem inatista, nem empirista: o sujeito tem um papel activo na construção de pensamentos.

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