Estádios de desenvolvimento cognitivo: estádio sensoriomotor (do nascimento até cerca dos 2 anos), desenvolvimento das capacidades perceptivas e motoras; coordenação das respostas; noção de permanência do objecto; inteligência prática que se aplica à resolução de problemas concretos; a adaptação ao meio faz-se através de esquemas sensoriomotores; inicio da função simbólica. Estádio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) desenvolvimento da função simbólica; desenvolvimento do pensamento e da linguagem; pensamento irreversível; egocentrismo; pensamento intuitivo baseado em regras mas muito influenciando pelos dados da percepção.
Estádio das operações concretas ( dos 6/7 aos 11/12) desenvolvimento da reversibilidade e da descentração; desenvolvimento do pensamento lógico recorrendo a objectos concretos – não é ainda um pensamento abstracto; domínio das noções de conservação da matéria, peso e volume; capacidade de fazer seriações e classificações. Estádio das operações abstractas ( dos 11/12 aos 16 anos) desenvolvimento do pensamento lógico, formal, abstracto;realizam-se operações sobre ideias; egocentrismo intelectual – crença no poder ilimitado da reflexão; pensamento hipotético-dedutivo; capacidade de abstracção; deduz e induz de modo sistemático e organizado
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