quinta-feira, 13 de maio de 2010

17.3 – Mostre que a dicotomia continuo/descontinuo se relacione sobretudo com as questões de desenvolvimento

. A noção de continuidade diz respeito aquilo que continua a existir de modo semelhante ao que existia antes. Por exemplo, durante os primeiros quatro anos da minha escolaridade, tive sempre a mesma professora e os mesmos colegas: houve nesta característica na minha escolaridade uma continuidade observável. Outro exemplo é a matéria dada numa de disciplina vai mudando, não é a mesma ao longo destes anos. Aqui a uma continuidade, não uma continuidade no sentido estrito de tudo continuar o mesmo, mas num sentido mais amplo, no sentido de haver uma mudança gradual. Os autores que vêem o desenvolvimento humano centrado na continuidade, defendem que os comportamentos que estudam mudam de forma gradual. Um dos autores que partilham esta visão do desenvolvimento é Watson. As perspectivas mais centradas na continuidade, como a teoria da aprendizagem social, tendem a ver as mudanças em determinados comportamentos como resultado de uma alteração quantitativa, isto é, uma mudança que ocorre através da acumulação de associações de resposta a estímulos.
A noção de descontinuidade aponta para o que não se mantém o mesmo, que não continua o mesmo. Envolve a noção de mudança abrupta ou o aparecimento do que não existia antes e que passa a existir. Por exemplo, quando passei do quarto para o quinto ano de escolaridade pode observar e sentir uma descontinuidade: no 1º ciclo tinha um professor para todas as disciplinas, no 2º ciclo passei a ter diferentes professores para cada disciplina. Houve uma mudança abrupta, de um para dez professores.

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