quinta-feira, 13 de maio de 2010

18.13.5. Avalie criticamente a psicologia de Piaget.

Mesmo que algumas investigações recentes ponham reservas a alguns aspectos da teoria dos estádios proposta por Piaget, a sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento intelectual do ser humano é incontornável. Enquanto Freud descreveu as etapas afectivas do desenvolvimento, Piaget enunciou as etapas cognitivas formulando, assim, a primeira grande teoria do desenvolvimento da inteligência. As suas concepções revolucionaram literalmente as teorias sobre o desenvolvimento do pensamento humano, sendo o precursor do cognitismo. Os efeitos das suas concepções ultrapassam o âmbito da psicologia, influenciando decisivamente a pedagogia e a educação. É também o fundador de uma nova área do saber, a epistemologia genética, cujo objectivo passa pela compreensão de natureza e da origem do conhecimento. A sua formação abriu-lhe caminho para outras áreas que ele articulou numa visão interdisciplinar do ser humano e do mundo. A sua obra marca uma ruptura não só na maneira como a criança era encarada: abre uma nova perspectiva sobre o conhecimento e o pensamento humanos. A sua concepção construtivista e interaccionista, que perspectiva o ser humano como resultado de factores genéticos e ambientais, superou as perspectivas inatistas e comportamentalistas vigentes.

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